Os brotos comestíveis, que já fazem sucesso na alta gastronomia e na culinária oriental, estão cada vez mais presentes na alimentação feita em casa, mesmo a do dia a dia, proporcionando muitos benefícios à saúde. A CLICK VERDE explica sobre as propriedades de alguns deles, pois existem diferentes tipos de brotos, mas todos são nutritivos e saudáveis e, por isso, estão entre os produtos do Segmento Surpresa.
Estes vegetais, na verdade, são sementes ou grãos germinados de diversas espécies com alto teor de nutrientes e importantes fontes de vitaminas, que podem ser consumidos crus ou cozidos.
São usados no preparo de lanches, sopas e saladas, principalmente. Cada tipo de broto tem seu sabores e vale muito a pena apreciá-los.
Entre as opções, há o broto de bambu, que pode ser misturado a receitas de arroz, macarrão e carnes. Além do sabor e crocância, esse vegetal tem alto teor de fibras, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios, contribuindo para a digestão, além de fortalecer a imunidade e ajudam a combater inflamações no corpo. Pode ser cozido na água fervente e depois usá-lo da forma que preferir.
O broto de feijão é um dos mais consumidos e oferece vitaminas, minerais e fibras. Leve, nutritivo, pouco calórico é muito saudável. São produzidos pelas sementes do feijão. Além de ingredientes de saladas, receitas com carnes e outros vegetais, é dos segredos utilizados no clássico yakissoba. Ele auxilia na digestão, faz bem para a pele, unhas e cabelos, além de ser rico em ferro.
Outro broto que deve entrar no cardápio, é o de abóbora, uma importante fonte de cálcio e vitaminas. Também conhecido como "cambuquira", é bem leve e acrescenta sabor aos pratos, pode ser usado no preparo de sopas, omeletes e farofas.
Acompanhe as próximas publicações da CLICK VERDE e saiba mais sobre os brotos comestíveis!