Com a imigração japonesa, na década de 1960, os cogumelos começaram a ser reconhecidos como alimento saudável e nutritivo no Brasil. Historicamente, já foram definidos como plantas inferiores (talófitas), devido sua estrutura simples, sem folhas, raízes, caules, sementes ou flores.
Porém, eles são classificados como fungos e possuem peculiaridades próprias. No entanto, vale ressaltar que todos os cogumelos são fungos, mas nem todos os fungos são cogumelos. Esses ‘organismos’ se formam acima do solo (epígeos), mas podem também serem formados abaixo do solo (hipógeos).
Do ponto de vista metabólico, os cogumelos estão mais próximos aos animais e, quanto à reprodução, aos vegetais. São tidos como alimentos especiais desde os tempos remotos e na antiguidade eram servidos pelos egípcios aos faraós como iguarias.
Especialistas comprovaram que os cogumelos comestíveis e/ou medicinais fornecem proteína de alta qualidade. São ricos em fibra, minerais e vitaminas e apresentam baixo teor de gordura, com uma alta proporção de ácidos graxos poli-insaturados.
Os tipos mais consumidos são champignon, shimeji e shitake, servem como acompanhamento e ingredientes em diferentes receitas. Que tal receber cogumelos no segmento surpresa na sua Assinatura CLICK VERDE?